quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vacinação contra rubéola


O Ministério da Saúde iniciou no dia 9 uma ampla campanha de vacinação contra a rubéola. A Policlínica Piquet Carneiro e o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho (Dessaude) aderiram à campanha nacional que pretende vacinar cerca de 70 milhões de pessoas, com o objetivo de erradicar a doença no país. Todas as pessoas entre 12 e 39 anos devem se vacinar, independentemente de já terem tomado a vacina anteriormente ou de terem tido a doença.
A rubéola é uma doença grave quando atinge a mulher grávida, podendo provocar abortos ou causar cegueira, surdez, retardo mentais e outros problemas no bebê. É importante que os homens também tomem a vacina porque eles podem transmitir a doença para as mulheres. A vacina não é indicada para pessoas com baixa imunidade, mulheres grávidas ou com suspeitas de gravidez. Apesar de não haver evidências de que a vacina contra a rubéola prejudica o bebê, como precaução as mulheres que forem vacinadas não deverão engravidar até 30 dias após a vacinação.
A prevenção da rubéola é feita através da vacinação. Esta vacina é muito segura e a pessoa vacinada com doses subseqüentes ficará protegida e reforçará seu nível de imunidade.
O Dessaude vacinou servidores e alunos da UERJ nos dias 12, 13 e 14, das 8h às 12h, no campus Maracanã, no hall de entrada do Pavilhão João Lyra Filho. Já a Policlínica Piquet Carneiro prossegue com a vacinação contra a rubéola até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Rua Marechal Rondon, 381, 2º andar, Setor de Vacinação. Os interessados devem levar o documento de identidade e o cartão de vacinação. Outras informações pelos telefones 2587-8015/8802 ou pelo e-mail comunicacaoppc@uerj.br.

sábado, 9 de agosto de 2008

CALC conquista a CONED.




Entre os dias 13 à 19 de Julho ocorreu em Caxias do Sul o ENED (Encontro Nacional dos Estudantes de Direito), com o tema "Os 20 anos da Constituição". O CALC conseguiu ônibus para levar sua delegação (foto acima), contribuindo assim para o elevado nível dos debates dos GT´s (Grupo de Trabalho) que ocoriam logo após as palestras, sendo considerado um dos melhores ENED´s dos últimos anos, dando uma maior visibilidade ao movimento de area.


Na plenária final, onde eram votados os pontos consensuais e divergentes dos GT´s, a próxima CONED e a universidade que abrigaria o próximo ENED, o CALC conseguiu ser eleito pela pasta Opressões, tendo como representantes nominais, Charles Costa 6º P/M e Diego Costa 6º P/M, indicados na reunião aberta do CALC realizada em Caxias do Sul.


Com isso, o CALC, pela primeira vez em sua história, faz parte da CONED e poderá ajudar na FENED (Federação Nacional dos Estudantes de Direito) e consequentemente, na elaboração do próximo ENED, que será na UFPA (Universidade Federal do Pará), em 2009.