segunda-feira, 17 de maio de 2010

Expo Direito



O CALC, juntamente com outro centros acadêmicos do Rio e a OAB, está participando da Expo Direito, que será um evento que acontecerá entre os dias 21 à 23 de Maio, no Clube Português, Centro do Rio. A intenção é promover um espaço que possibilite um encontro dos principais advogados, juízes, desembargadores, empresas e estudantes.
O evento terá palestras, debates e cursos, com os mais renomados e conceituados profissionais. O evento contará ainda com grandes empresas, editoras, escritórios jurídicos, expondo seus produtos e serviços e ainda sediará, importantes encontros e
eventos, além de um happy-hour diário para network.
Alguns dos temas mais importantes do segmento serão apresentados e debatidos com ampla cobertura da mídia.


OS ALUNOS MAIS PRESENTES NAS PALESTRAS DO SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO REALIZADO PELO CALC GANHARÁ CONVITE PARA A EXPO DIREITO!!!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

‘Os cursos de direito no Brasil são muito precários’

‘Os cursos de direito no Brasil são muito precários’, diz Sergio Bermudes ao Voz da Experiência

Publicada em O GLOBO

RIO - Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, o advogado
Sergio Bermudes pensou em ser padre. Mas desistiu da idéia ao
acompanhar o cotidiano do escritório do pai e, em 1964, veio para o Rio
para começar os estudos na então Universidade do Estado da Guanabara,
atual Uerj. Com escritórios no Rio, São Paulo e Brasília, Bermudes
lembra que em todo começo de carreira é necessária uma dose de
sacrifício: "Sem ele, você não consegue obter bons resultados".


O que é necessário para um estudante tornar-se um bom advogado? (Edson de Castro)

SERGIO BERMUDES: O meu conselho seria estudar,
com grande afinco. O estudante de Direito não deve se contentar com o
curso jurídico, que, no Brasil, é extremamente precário. Não basta que
se tenha a compreensão da ciência jurídica. Se você quer ser advogado,
é preciso que veja também como o Direito opera na realidade, isto é,
como a fórmula reage quando ela se converte numa realidade palpável.
Também é preciso saber se expressar, por isso a literatura é
indispensável. Por último, o advogado que não fala inglês fica em
desvantagem.

Em uma carreira tão concorrida, qual o atributo que faz a diferença para que o profissional se destaque? (Mariana Ornelas)

BERMUDES: É preciso empenho, dedicação. Quando
perguntavam a Rui Barbosa o que era preciso para ser como ele,
respondia: "Estudem como eu estudei". É preciso muito estudo, mas
também uma boa formação de história, economia, sociologia, ou seja,
conhecimentos gerais.

Existem vagas suficientes para absorver todos os formados? Quais as áreas mais promissoras e as mais saturadas? (Victor Souza)

BERMUDES: Eu costumo dizer aos meus estagiários
que existe lugar para o plantador de batatas doces, desde que ele seja
um bom plantador. Com o desenvolvimento do país, novos negócios surgem
e onde há atividade econômica é preciso ter um advogado, seja para
orientar, seja para corrigir judicialmente deturpações e violações. Se
o advogado for competente, qualquer área é promissora. Destacaria como
áreas em expansão o direito tributário, administrativo e processual,
mas todos os dias surgem áreas novas, como é o caso da arbitragem, que
está florescendo no Brasil. Na medida em que há desenvolvimento, também
crescem os atos ilícitos, daí também a importância do direito criminal.

Estou no sétimo período de uma instituição de Direito que,
recentemente, entrou na lista dos piores cursos do Rio. O que
estudantes na minha situação devem fazer para garantir seus direitos?
(Lais Souza)


BERMUDES: Não há meios de se aprimorar uma
instituição através dos remédios judiciais. A questão da da
precariedade do curso deve ser resolvida no âmbito político.
Internamente, essa atividade se faz pelos discentes, pelo corpo docente
que precisa ser estimulado e pelos órgãos responsáveis. Infelizmente,
há uma quantidade expressiva de pessoas ineptas que estão dando aulas
no curso de Direito.

Em países desenvolvidos, o Direito é aprendido primeiro na
universidade e, só em seguida, nos escritórios de advocacia. No Brasil,
ocorre o inverso: os alunos começam a estagiar no início do curso, sob
pena de não se inserirem no mercado. O que o senhor pensa sobre isto?
(Marcelo Guimarães)


Advogado Sergio Bermudes BERMUDES:
Considerada a realidade do Brasil, o estágio é um complemento valioso e
preponderante não só para a formação profissional, mas também para os
conhecimentos jurídicos. Os estagiários aprendem Direito nos
escritórios, desde que os advogados e os próprios estagiários
compreendam um ponto essencial: a função do estagiário não é servir ao
escritório, mas são os estudantes que devem se servir do escritório
para a sua formação profissional. Muitas vezes, o estagiário não
aprende na faculdade, pois os cursos são muito precários, com
professores sem a formação adequada para ministrar a matéria.

Você é a favor ou contra o exame da Ordem dos Advogados? (Rodrigo Paiva)

BERMUDES: Sou a favor, sem dúvida. É um exame que
se pratica no mundo todo. A faculdade não forma advogados, forma
bacharéis em Direito, e esse é um dos requisitos, o principal, para se
adquira a condição de advogado. O exame de Ordem é uma prova a que se
submete o bacharel para saber se ele possui os conhecimentos
elementares ao exercício da profissão. O que o exame miseravelmente
mostra é a precariedade do ensino e da formação jurídica dos
candidatos. E dessa precariedade não se pode excluir uma culpa do
estudante, que não se entrega aos estudos. O estudante é vítima da
precariedade sim, mas ele tem que superar isso

sábado, 1 de maio de 2010

I Seminário de Direitos Humanos da UNE

Nos dias 6 e 7 de maio a UNE, com o apoio do CALC e do DCE, realiza o seu 1° Seminário de Direitos Humanos, abordado sob a ótica do movimento estudantil, tendo como objetivo a construção de um novo papel para a juventude na consolidação dos direitos humanos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).



Palestrantes já confirmados pro evento:


Paulo Vannuchi - Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal

Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ

Augusto Chagas - Presidente da União Nacional dos Estudantes

Carlos Nicodemos - Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca)

Daniel Aarão Reis - Professor História UFF

Rodrigo Pimentel - Ex-Comandante do Bope

Rídina Motta - Diretora LGBT da UNE

Clédisson Junior (Jacaré) - Diretor de Combate ao Racismo da UNE

Lindberg Farias - Ex-Presidente da UNE Déc. de 90

Grupo Tortura Nunca Mais




Além desses, o CALC e o DCE estarão presentes na MESA 2 de Quinta-Feira, com o diretor do CALC, Adriano Ferreira da Silva, palestrando sobre "Violência, Segurança Publica e Direitos Humanos e na MESA 1 de Sexta-Feira, com o Coordenador de Movimentos Sociais do DCE e ex-diretor do CALC, Charles Costa, comentando o tema "A luta pelos Direitos Humanos no Combate as Opressões"





PROGRAMAÇÃO



6/05/10 - quinta-feira



10:00 às 14:30

Credenciamento e abertura da feira da diversidade

14:30 às 15:00

Mesa de abertura

15:15 às 17:15

Mesa 1: O PNDH-3 e sua importância para a consolidação dos Direitos Humanos no Brasil

17:30 às 20:30

Mesa 2 : Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos



07/05/10 - sexta-feira



10:00 às 13:00

Mesa 1 - A Luta pelos Direitos Humanos no Combate as Opressões

15:00 às 18:00

Mesa 2 - O Movimento Estudantil e seu histórico de luta por liberdade no Brasil

18:30 às 20:30

Mesa de encerramento : Comissão Nacional da Verdade: “Só as feridas limpas podem cicatrizar”

A partir das 21:00

Ato Político/Cultural na Concha acústica em apoio ao 3° Programa Nacional dos Direitos Humanos



As inscrições já estão abertas. Participe!

1° Seminário de Direitos Humanos da UNE

UERJ, Campus Maracanã 6 e 7 de maio de 2010



Inscrições: direitoshumanosune@hotmail.com

I Seminário de Direitos Humanos da UNE